5 ocasiões em que o valuation é essencial para sua empresa

valuation é essencial

Valuation é um termo em inglês que significa avaliação de empresas e é cada vez mais importante para os negócios. Entenda no artigo porque o valuation é essencial e em quais ocasiões ele deve ser realizado.

O coaching financeiro, consultor empresarial e especialista em valuation para pequenas e médias empresas, Marlon Bento, preparou várias dicas importantes para os empresários entenderem quando devem realizar o valuation do seu negócio.

Leia também: O que é valuation e os benefícios de realizar a avaliação e precificação da empresa

Porque o valuation é essencial para sua empresa

Já imaginou se a sua empresa está valendo mais que sua expectativa? Essa situação é bem mais comum do que parece, conforme explica Bento.

“De fato, isso acontece com empresas que chegam até nós, quando o processo de precificação não é qualificado. O cálculo da empresa fica extremamente prejudicado com um valor bem abaixo do mercado. O valor de uma empresa não pode ser apurado da mesma forma de um imóvel ou veículo.” Marlon Bento, coaching financeiro e especialista em valuation

Segundo Bento, a falta de um processo eficiente de precificação pode afetar o valor da empresa em dezenas, centenas e até milhões de reais, dependendo, é claro, do porte e capacidade de geração de caixa de uma empresa.

Nesse sentido, a “falta de um método qualificado e consistente prejudica não somente a expectativa do proprietário da empresa, como também na expectativa do investidor”, explica.

A falta de uma validação de valores de uma empresa sem a devida qualificação não perde somente quando seu valor é subestimado, mas também como os valores aplicados são muito acima do mercado.

O que causa uma debandada dos investidores, acabando com uma negociação que poderia ser extremamente próspera e vantajosa para as partes envolvidas, aponta Bento.

5 ocasiões em que o valuation é essencial para a empresa

1. Fusões e Aquisições de empresas

As fusões são atos que fazem parte do processo de desenvolvimento de uma empresa no mercado. Quando duas empresas resolvem se fundir, é porque partem do princípio de que conseguirão porte e dinheiro para conquistar novos mercados.

Com a avaliação de empresas acompanhando este processo fica muito mais fácil definir e desenvolver o caminho para que a operação seja feita de forma tranquila e igualitária, aponta Bento.

2. Compra e venda de empresas

O valuation é essencial para a empresa no momento de compra e venda. Um dos motivos para isso é que com a avaliação de empresas tanto o vendedor como comprador ficam seguros sabendo que o valor é justo e compatível o qual a empresa está inserida.

3. Ao procurar por investidores

Os investidores procuram por empresas que já estejam em boas condições de negociação com seu valor já estabelecido. Dessa forma, um laudo de avaliação irá trazer mais segurança na operação.

Se o empresário então procura por investidores para seu negócio, o valuation é essencial para conseguir esse investimento.

4. Divisão de bens, de herança, cisão ou separação de sócios

Nestas situações de divisão de bens, de herança, cisão ou separação de sócios, que em geral não muito agradáveis, os dados são essenciais para que todos fiquem satisfeitos com os seus valores auferidos. A avaliação de empresas faz com que se tenha equidade e minimize a divergência de opinião.

5. Como ferramenta de gestão

Com a avaliação de empresas pode-se pensar em novos caminhos para sua empresa crescer e novos modelos de negócio. Também buscar melhorias e promover estratégias. Em muitos casos, para uma tomada de decisões mais assertiva, o valuation é essencial para que o empresário tenha uma visão mais apurada sobre o seu negócio. Relatórios gerenciais e contábeis também são possíveis de se conseguir a partir da avaliação de empresas.

É possível, com o Valuation, apontar novos caminhos para aumentar o valor da empresa?

Para finalizar, o especialista em valuation, Marlon Bento, aponta a resposta para essa que é uma das maiores dúvidas dos empresários: “Então é possível com o valuation descobrir novos caminhos para meu negócios?

“Com certeza, porque a avaliação de empresas (valuation) é diretamente relacionado ao negócio em pontos estratégicos, nos permite gerar melhorias para aumentar o valor da empresa buscar novas projeções.

Portanto a avaliação de empresas (valuation) traz inúmeros benefícios para diferentes modelos de negócios. É um processo seguro baseado em um método comprovado. Com premissas que dão total subsídios para a tomada de decisão e ao valor apurado.” Marlon Bento, coaching financeiro e especialista em valuation.

Saiba mais sobre o especialista Marlon Bento e peça a avaliação de sua empresa.

Esse artigo foi útil para você? Então deixe seu comentário aqui!

Related Posts