Planejamento estratégico: o que é e porque a sua empresa deve fazer

A contabilidade é uma peça-chave na elaboração do planejamento estratégico da empresa, devendo sempre estar disponível para fornecer informações para o empreendedor durante esse período.

Mas você sabe porque a sua empresa deve investir em realizar o planejamento estratégico? Confira os motivos neste artigo!

Início de ano é o momento ideal para sua empresa colocar em prática novas estratégias e se posicionar no mercado. Além disso, também há outras decisões importantes a serem tomadas.

Desde a definição do modelo tributário que a empresa irá seguir naquele ano até questões de inteligência de negócio. E para tudo ocorrer conforme o esperado é necessário um planejamento efetivo. Saiba mais a seguir.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um conceito da administração de empresas utilizado para realizar, justamente, o planejamento das próximas ações da organização, tendo como foco a melhoria de resultados e performance.

Por isso engloba diferentes gestores da empresa e precisa ter a contribuição do setor contábil que disponibiliza as informações necessárias para esse planejamento estratégico.

Dentre essas informações, podemos citar como exemplo, a determinação do modelo de tributação que melhor se adequa a empresa e que será escolhido para o próximo exercício social. Podendo ser o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.  

Leia mais: Regime Tributário: Qual o melhor para minha empresa?

Além da questão tributária, a contabilidade também irá fornecer outras informações essenciais sobre o ambiente interno da empresa, como é o caso da sua situação patrimonial. Essas informações internas devem ser levadas em conta em conjunto com as externas para então se realizar o planejamento estratégico.

Por que realizar o planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico define basicamente as 3 seguintes informações:

  • Onde a empresa está;
  • O que quer alcançar no futuro;
  • Como chegar lá.

Entendido isso, já podemos ver porque será essencial sua empresa definir o planejamento estratégico. Em um mercado cada vez mais competitivo e com tantas mudanças acontecendo, é necessário estabelecer com clareza onde a empresa irá chegar para então se alcançar o sucesso.

Contudo, muito são os gestores que ignoram a importância de um planejamento bem elaborado, e talvez seja essa a marca de tantos problemas de má administração que podem ocorrer em uma empresa.

Definir estratégias que são adaptáveis tanto ao cenário econômico do país quanto a realidade atual da empresa é o que a sua empresa necessita para iniciar o ano com muito mais foco e pronto para enfrentar qualquer mudança que possa vir ocorrer.   

As etapas para elaborar um planejamento estratégico podem ser resumidas na seguinte ordem:

  1. Definir o objetivo
  2. Estudar o mercado
  3. Fazer uma autoanálise
  4. Construir um plano de ação
  5. Monitorar cada passo
  6. Estabelecer mudanças ou ajustes necessários para o alcance da meta.

A sua empresa já está preparada para montar o planejamento estratégico deste ano?

Contar com uma consultoria especializada pode ser uma boa opção para quem não sabe como agir. Um dos focos de atuação da TDF Gestão Contábil é na área de Controladoria para empresas que utilizam o ERP TOTVS Protheus. Mande sua dúvida para um de nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo.