Obrigações acessórias pelo Protheus: porque sua empresa deve realizar as entregas pelo sistema da TOTVS

Manter a saúde fiscal da sua empresa, com as informações em dia e regularizadas perante o governo, é essencial para garantir a continuidade do seu negócio. Mas o que muitos empresários desconhecem é a importância de realizar a entrega das obrigações acessórias pelo Protheus da companhia.

Entenda porque o envio das obrigações acessórias pelo Protheus é importante, quais problemas podem ser evitados dessa forma e as dicas para iniciar esse processo na sua empresa.

Por que as empresas não entregam as obrigações acessórias pelo Protheus?

O Protheus é um sistema de ERP robusto que engloba toda a empresa, e por isso mesmo, garante que as entregas das obrigações acessórias feitas a partir dele seja exata com o cenário da organização.

Contudo, por muitos considerarem um sistema de complexidade de uso maior, é comum que as entregas e envio das obrigações acessórias não sejam feitas a partir do próprio sistema. O que pode trazer alguns problemas para a empresa.

Quais problemas a empresa pode ter ao fazer entregas por meio de outros programas?

  • Disparidade das informações entre sistemas;
  • Desqualificação das Informações;
  • Desconhecimento das informações que estão sendo transmitidas ao fisco.

Por que a empresa deveria entregar suas Obrigações Acessórias pelo Protheus?

O Diretor Operacional da TDF Gestão Contábil, Fabiano Rosa, reuniu os principais motivos para sua empresa realizar a entrega das obrigações acessórias pelo Protheus. Confira agora!

  • As informações entregues ao Fisco transmitirão o cenário exato da empresa.
  • Irá qualificar e validar os processos feitos anteriormente, tais como:
    • Conferência/check das notas de entradas e saídas
    • Lançamentos nas Rotinas de Apuração dos Tributos
  • Risco menor da empresa ter erros de informações nas entregas, desde que todos os processos sejam feitos da maneira correta.

3 dicas para enviar as obrigações acessórias pelo Protheus

O Diretor Operacional da TDF também elencou as principais dicas para sua empresa começar a enviar suas obrigações acessórias pelo Protheus. Acompanhe e deixe seu comentário!

1. Ter o ERP configurado

O ERP Protheus é um sistema robusto que precisa ser configurado em seus cadastros de forma coerente para que gere as informações corretas. E claro que isso inclui para quando a empresa precisa entregar as informações das obrigações acessórias para o Fisco.

Esse tipo de dados precisa estar de acordo com a realidade da empresa. Então é necessário que todas operações sejam registradas da forma correta e também que o sistema esteja configurado coerentemente.

2. Equipe Treinada

A cultura organizacional da empresa deve estar alinhada com os objetivos do empresário e companhia. E se o seu objetivo é ter uma empresa saudável financeiramente, estar sempre em dia com o Fisco deve ser uma das prioridades.

Dessa forma, realizar a entrega das obrigações acessórias pelo Protheus também deve estar entre os seus objetivos.

Para conquistar isso, é necessário que os colaboradores saibam usar o sistema e da forma correta. Uma equipe e apta para desenvolver tais atividades no ERP será essencial.

3. Contar com uma consultoria especializada

Ter uma equipe treinada para o uso do sistema Protheus e a configuração e parametrização do ERP na sua empresa pode se mostrar uma tarefa desafiadora sem a ajuda certa.

Contar uma com uma consultoria especializada no ERP Protheus pode ser a opção mais inteligente para sua empresa.

O primeiro passo para escolher a consultoria certa, é pensar nas suas dificuldades e nos benefícios que você ter com o uso adequado do Protheus.

Em muitos casos, uma consultoria de TI não será suficiente para entender o funcionamento do ERP e para sua equipe aprender a utilizá-lo melhor.

Por isso que apresentamos as soluções oferecidas pela TDF Gestão Contábil para empresas que utilizam o ERP Protheus.

A TDF é um escritório contábil especializado ERP Protheus e une o conhecimento de negócios aplicado para várias realidades com o conhecimento avançado do sistema Protheus.

Entre em contato e fale com um de nossos consultores!