Gestão de Pessoal: maneiras de otimizar seu RH com o Protheus

Você sabia que o setor de Recursos Humanos é considerado pelas empresas uma das áreas menos beneficiadas pelo uso de um ERP? Foi isso o que demonstrou a pesquisa “Panorama Mercado ERP 2016”, realizada pelo Portal ERP no ano passado, que consultou 4576 empresas do país inteiro.

A área de Gestão de Pessoal foi considerada a menos beneficiada pelo uso de um ERP por 292 empresas, 6%, ficando atrás de Marketing, com 7%, e do item Outros, com 62%. A resposta Outros teve a maior parte dos votos porque a pesquisa consultou mais de 6 mil pessoas, algumas sendo da mesma empresa. Ao obter respostas diferentes de integrantes da mesma organização, automaticamente a resposta é considerada como Outros pela pesquisa.

A situação dos ERPs não serem considerados como grandes aliados para a área de Gestão de Pessoal por tantas organizações pode ser entendida como uma subutilização desses softwares. Isso porque os ERPs, como o Protheus, têm várias funcionalidades para gerenciar o setor de RH da empresa e que se forem utilizados de forma plena iriam otimizar e beneficiar a Gestão de Pessoal das instituições.

Se você se identificou com essas 292 empresas, saiba como sair dessa situação e otimizar a Gestão de Pessoal da sua empresa com as dicas que nós da TDF Assessoria Contábil preparamos especialmente para você.

Otimizando a Gestão de Pessoal com Protheus

gestao-de-pessoal

Gerenciar pessoas é a função mais importante de qualquer líder. É fazer com que os funcionários se sintam valorizados e engajados às metas da empresa. Com uma boa gestão de pessoal é possível trazer melhores resultados com uma equipe que se sinta mais feliz com o trabalho. E o ERP Protheus pode ser seu aliado para realizar essa função de forma mais eficaz trazendo resultados mais positivos..

O módulo Gestão de Pessoal faz parte do software Protheus, destinando-se ao controle e automação das atividades relacionadas à administração de pessoal. Tais como a folha de pagamento, tributos incidentes sobre a folha, férias, rescisões, obrigações periódicas dentre outros. Além disso, com o software é possível utilizar seus indicadores de performance e outros ambientes para gerenciar melhor seu RH.

Contratações mais assertivas

A pessoa certa, no local certo, gera um ambiente capaz, onde o funcionário pode contribuir com sua criatividade, talento e motivação, para o alcance dos objetivos organizacionais. Por isso contratar pessoas que se integrem à cultura da equipe e empresa é tão importante.

O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um ambiente que faz parte dos Sistemas de Recursos Humanos do ERP Protheus. Tem como responsabilidade principal recrutar e selecionar pessoal para ocupar os diversos postos de trabalho ou cargos de uma organização.

Através desse ambiente é possível gerenciar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, desde o planejamento de pessoal, análise de cargos, abertura de vagas, até o processo de admissão, passando pela avaliação de currículos, seleção interna, elaboração de testes para o processo seletivo, aplicação dos testes e admissão.

Entre os controles do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal destacam-se:

  • Controle de Vagas;
  • Fatores de Avaliação: Geral e Grupo;
  • Testes;
  • Definição do Processo Seletivo;
  • Portal do Candidato.

Ou seja, utilizando o Protheus para realizar a contratação, é possível criar uma série de parâmetros para analisar e selecionar o pessoal que mais se adeque à empresa. Além de ser possível visualizar melhor como os candidatos estão se saindo no processo seletivo, contribuindo na tomada de decisão. Com o Protheus, é possível fazer o gerenciamento de todas etapas de contratação e seleção de pessoal de forma otimizada e mais assertiva.

gestao-de-pessoal

Indicadores de RH

Os indicadores de desempenho (performance) no Protheus, normalmente são obtidos por meio da implementação de ferramentas de Business Intelligence com o objetivo de auxiliar o processo de tomada de decisões. O Protheus disponibiliza estes indicadores na aba Relatórios de cada ambiente.

No setor de Recursos de Humanos os indicadores de performance também são de fundamental importância, pois contribuem para que o gestor conheça melhor sua equipe e tome decisões mais assertivas e eficazes.

Com as informações coletadas pelo Protheus e os relatórios que o sistema gera, é possível observar indicadores de turnover (rotatividade de pessoal), férias, afastamentos, acidentes de trabalho, quantidade de horas extras, e uma série de dados relevantes que podem ser usados para ajudar na tomada de decisão relacionada à gestão de pessoal e saber os pontos fortes da empresa e o que precisa ser melhorado.

Quer mais informações sobre como otimizar a Gestão de Pessoal da sua empresa com Protheus? Entre em contato conosco e tire sua dúvidas.

Related Posts