Dirf no Protheus 2019: pacote de atualização e data limite para envio

dirf no protheus 2019 TDF

DIRF no Protheus: o prazo para a entrega da DIRF 2019 é 28 de Fevereiro. A equipe da TOTVS já disponibilizou os pacotes de atualização do Protheus. Saiba mais aqui!

A DIRF é a sigla para a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte. A Dirf é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas – independentemente da forma de tributação perante o imposto de renda, e também por pessoas físicas quando obrigadas a prestar as informações.

É um informe feito pela fonte pagadora à Receita Federal sobre os rendimentos pagos a pessoas físicas. A Dirf deve ser declarada por meio do programa gerador da declaração (PGD DIRF 2019). Esse programa pode ser acessado através da página oficial da Receita Federal.

Dirf no Protheus 2019

A DIRF no Protheus é gerada pelo módulo de Gestão de Pessoal (GPE). Porém o módulo Financeiro possui informações pertinentes para as notas fiscais que compõem o arquivo.

O pacote com atualização da TOTVS a geração do arquivo da DIRF 2019 já foi disponibilizado. Ele é relativo às movimentações ocorridas em 2018 e a situações especiais de 2019.

Nesse ano não há alterações no módulo FINANCEIRO do Protheus. Dessa forma, a atualização do pacote fica para para o módulo de GESTÃO DE PESSOAL. Entre as principais mudanças, a TOTVS enumerou as seguintes:

  • Existem alterações de dicionário para criação de nova pergunta para tratamento do leiaute 2019;
  • Para declarantes do tipo pessoa jurídica foi criada a pergunta: “Fund. Publ. de Dir. Privado?”;
  • Para declarantes do tipo pessoa física foram criadas as perguntas referente a espolio/óbito. Vale ressaltar que essas perguntas referentes a espolio/óbito somente aparecerão para declarante pessoa física, pois não são necessárias para pessoa jurídica.

Passo a passo da atualização Dirf no Protheus 2019

Para que não ocorra nenhum tipo de erro ao gerar a DIRF no Protheus 2019, será necessário efetuar o download da Patch e atualizar todas as informações na base.

Antes de tudo, é necessário verificar no sistema se a “Lib” e o “RH” estão atualizados. A seguir, o passo a passo para gerar o arquivo da Dirf no Protheus 2019 é o seguinte:

  • Realizar um backup completo do Protheus para não correr nenhum risco de perda de informações durante a atualização;
  • Baixar o patch de atualização da Dirf 2019 e atualizar o sistema;
  • Atualizar o Help de Comando;
  • Por último, também atualizar o Dicionário Diferencial.

Acesse essa página da TOTVS e tenha as informações necessárias sobre o pacote de atualização.

Tem alguma pergunta sobre a Dirf no Protheus 2019?

Entre em contato com nossos especialistas e tire dúvidas sobre a atualização da DIRF no seu ERP TOTVS Protheus.

A TDF Gestão Contábil é especializada no backoffice contábil, fiscal e de Departamento Pessoal de empresas que atuam com ERP Protheus. Com 17 anos de atuação nacional, a TDF atende empresas de diferentes áreas e por isso tem a experiência certa para ajudar você a tirar o melhor proveito de seu ERP.

Aproveite para assinar nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

 

Related Posts