Case Widex | TDF: gestão fiscal e de obrigações acessórias no ERP Protheus

Case Widex Brasil: TDF analisa os resultados obtidos com a gestão fiscal e de obrigações acessórias no ERP Protheus da empresa multinacional especializada em aparelhos auditivos.

O projeto da TDF, que foi realizado entre 2014 e 2016, tinha o foco em gestão fiscal e atendimento às obrigações acessórias no ERP Protheus da matriz brasileira da Widex de São Paulo e nas filiais de Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  #TDF17anos

A Widex é uma empresa familiar, fundada na Dinamarca em 1956.Os aparelhos auditivos Widex são vendidos em mais de 100 países, e a empresa emprega mais de 3.800 pessoas no mundo inteiro, segundo informações da organização.

Entre 2014 e 2016, o projeto da TDF no ERP Protheus foi realizado nas filiais da Widex Brasil. Este projeto foi construído com uma equipe de 5 analistas e 1 gestor na matriz da Widex em São Paulo.

Em 2014, a TDF iniciou o projeto de atendimento das apurações fiscais, obrigações acessórias e orientação aos usuários das lojas de Santa Catarina da Widex. Em relação às regras fiscais e orientações tributárias, o projeto foi conquistando o atendimento dos usuários e gestão do time da Widex.

Ao longo de 2015 e 2016 alcançamos a gestão fiscal em SP, DF, RJ e RS. Construímos junto com a equipe Widex um time com muita organização e nos unimos à cultura da empresa. Por ser uma multinacional, o prazo de reporting foi sempre até o terceiro dia útil de cada mês, além disso, trabalhávamos com fechamento semanais”, relembra Tiago Jacobsen, CEO da TDF Gestão Contábil.

Case Widex: principais resultados obtidos

A TDF incluiu um analista fiscal com a idéia de outsourcing para agilizar as notas de entrada de retenção federal e municipal na Widex. Por se tratar de um volume de lojas, foi adotado em meados de 2015 a inclusão do projeto de TES Inteligente, incluindo na entrada e saída a escolha do tipo de operação. Para Jacobsen, foi um sucesso o projeto da TDF na Widex.

“Embora terceirizado, construímos processos e regras de compliance fiscal no ERP Protheus que, apoiado em fechamentos mensais até o terceiro dia útil, tornou as visões de auditoria qualificada. Com o auxílio de empresas de nome de mercado, como a Exame Auditoria, estávamos apoiados em processos e validações com as melhores práticas de mercado”, analisa Jacobsen.

A empresa Widex qualificou o seu sistema ERP PROTHEUS e construiu processos seguros nos ambientes fiscais e suas obrigações acessórias, possibilitando reportar ao terceiro dia útil números validados.

O alinhamento com a equipe de backoffice foi fantástico, realizamos treinamentos nas unidades, incluindo compradores e faturistas para melhorar a qualidade e o conhecimento dos processos fiscais nestas etapas. Este trabalho deixou um legado de papéis de trabalho e o ritmo e o engajamento da equipe tornou nossa entrega qualificada.

Vivemos 36 meses de muita organização e entrega de resultados. O maior desafio da TDF foi posicionar o ERP Protheus e os gestores terem desistidos de trocar o ERP e confiar na TDF. Os desafios existem para superarmos. Conviver com culturas diferentes é o nosso maior desejo, nos ensina e podemos trocar conhecimento, mas nos dedicamos 110% e entregamos a gestão o resultado esperado. Somos gratos por estes desafios e que venham os próximos, com esta nobre parceria com a multinacional WIDEX BRASIL.” Tiago Jacobsen, CEO da TDF.

Declaração do CFO da Widex Brasil

Francisco Ramos dos Santos Neto, CFO (Finance Director) do Centro Auditivo Widex Brasitom Ltda:

Desenvolver as atividades com o time da TDF tem sido muito importante para a Widex. Estamos presentes com operação própria em 5 estados brasileiros, e ainda comercializamos nossos produtos através de nossos distribuidores em todo o Brasil, chegando a 272 lojas de abrangência.

As diferentes legislações tributárias entre as cidades e estados que operamos nos forçou a procurar por um parceiro que tivesse a capacidade de atender a mudanças de legislação em tempo, e ainda alinhar toda nossa escrita fiscal (não somente ao Fisco, mas também às necessidades de nossa matriz na Dinamarca).

Operamos realmente como um time e não sentimos que somos empresas diferentes, uma vez que a TDF tem a capacidade de se adaptar aos processos internos, sugerir alterações e, porque não dizer, implementá-las sempre que necessário. Realmente tem sido uma parceira inestimável para a Widex durante esses dois anos de trabalho e amizade.”

Estes foram os resultados apontados pelo case Widex Brasil com o trabalho da TDF. Saiba mais sobre os 17 anos de história da TDF Gestão Contábil aqui. Aproveite também para conhecer outros cases no ERP Protheus.

Related Posts