Você tem seu Balanço Patrimonial fechado no Protheus?

Balanço Patrimonial fechado no Protheus

Sua empresa tem o Balanço Patrimonial fechado no Protheus? É muito comum as empresas terem as informações do Balanço Patrimonial em paralelo ao ERP Protheus, até mesmo em tabelas de excel.

Porém, esse tipo de controle paralelo pode trazer desconfiança nas informações geradas e insegurança sobre esses dados para a tomada de decisões. Além de outros problemas para a administração da empresa, como ECD e ECF inconformes com o Protheus.

Saiba mais sobre a importância do Balanço Patrimonial; quais são os problemas que a empresa pode ter ao não gerar seu fechamento no ERP e os benefícios de ter o Balanço Patrimonial fechado no Protheus.

Além disso, confira as dicas do Diretor Operacional da TDF, Fabiano Rosa, para as empresas que querem realizar o fechamento do BP no ERP Protheus.

Qual importância do Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é a principal Demonstração Contábil da empresa. Ele mostra como de fato está o Patrimônio da organização, refletindo sua posição financeira em um determinado momento.

Apesar de ser mais comumente feito no final do Exercício Anual, o BP na verdade pode ser contabilizado em qualquer data pré-definida pela empresa.

Quais são os problemas que a empresa pode ter se o Balanço Patrimonial não for fechado no Protheus?

O Diretor Operacional da TDF, Fabiano Rosa, elencou os principais problemas que a empresa pode ter ao não realizar o fechamento do Balanço Contábil no ERP Protheus. Confira quais são:

  • Ausência de informação fidedigna para tomada de decisões;
  • Desconhecimento das informações como CSV/CMV;
  • ECD e ECF inconformes com o Protheus.

Dicas para ter o Balanço Patrimonial fechado no Protheus

Quer que sua empresa tenha o Balanço Patrimonial fechado no Protheus?

Confira as dicas que Fabiano Rosa separou para você!

1. Sistema devidamente parametrizado

A parametrização do ERP Protheus será fundamental para que a empresa comece a ter confiança nas informações geradas pelo sistema.

Para você entender melhor, o significado de parametrização é o seguinte:

“Um processo matemático envolvendo a identificação de um conjunto completo de coordenadas efetivas ou graus de liberdade do sistema, processo ou modelo.”

Levando esse conceito para a parametrização do ERP, ela significa, de forma geral: adequar a funcionalidade do sistema à realidade da empresa, através da definição dos valores de parâmetros já disponibilizados no próprio ERP.

Ainda mais ao considerarmos um sistema ERP robusto como o Protheus, a parametrização será essencial para que a empresa tenha os resultados corretos e esperados com o sistema.

Como pode ser um assunto complexo, é muito comum ser utilizada uma consultoria especializada no ERP Protheus para que realize essa parametrização.

2. Interação cultural da equipe interna da companhia

A cultura organizacional da empresa é muito importante para que ocorram adaptações e melhorias no sistema. Pois mesmo que o ERP seja parametrizado com a ajuda de uma empresa terceirizada, é a equipe interna que irá utilizar no dia a dia a Protheus.

Então, dessa forma, é necessário haver uma integração e interação cultural da equipe. Para que as mudanças e melhorias sejam implantadas no sistema e usadas por toda equipe.

Promovendo a confiança nas informações registradas no sistema e no que será reunido para que se realize o Balanço Patrimonial, já que essa é uma Demonstração Contábil que reúne informações da organização toda.

3. Contadores que conhecem e atuam no Protheus

Os profissionais contábeis da sua empresa precisam conhecer bem o sistema e atuarem no Protheus de forma a gerarem todas as informações e demonstrações necessárias dentro do próprio ERP.

Em casos que os contadores da empresa não tenham esse conhecimento, uma boa opção para a empresa é contar com uma consultoria ou terceirização contábil especializada no ERP Protheus.

A qual irá parametrizar o sistema e gerar a confiança de informações necessárias para a tomada de decisões assertivas e demais vantagens que o Balanço Patrimonial fechado no Protheus proporciona às empresas.

Quais benefícios de ter o Balanço Patrimonial fechado no Protheus?

  • Informações interna da Companhia refletindo no Ambiente Contabilidade Gerencial;
  • Performance das informações ao analisar os dados contábeis;
  • Uma base confiável para iniciar as atividades de controladoria estratégica na companhia.

Quer ter a melhor performance do seu ERP Protheus?

A TDF é um escritório contábil especializado no ERP Protheus.  Podemos ajudar a sua empresa a ter o fechamento do Balanço Patrimonial fechado no Protheus. Além disso, a TDF oferece uma série de outras soluções para que sua empresa obtenha a melhor performance do sistema. E dessa forma realize uma tomada de decisões mais inteligente baseada em dados retirados do ERP.

Confira os cases da TDF de empresas que têm o ERP Protheus.

Entre em contato com nossos consultores para entender melhor nossas soluções.

 

Related Posts