Contabilidade Gerencial: o que é e como usá-la para melhorar os resultados da empresa

A Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para gestão das empresas. Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinadas, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.

Ou seja, a contabilidade gerencial ocorre quando os dados sobre as questões contábeis da empresa, como projeções do fluxo de caixa, cálculo do ponto de equilíbrio e planejamento tributário, são levados em conta para a tomada de decisões da empresa.

Se bem utilizadas, as demonstrações contábeis são uma base completa de informação sobre a empresa, considerando-se que ela tem a função de registrar, medir e interpretar o que afeta a situação financeira, econômica e patrimonial da instituição. Podendo demonstrar os pontos fortes e fracos da instituição e que ações podem influenciar positivamente no mercado.

Com a utilização da contabilidade gerencial, é possível também comparar a sua empresa com concorrentes e utilizar dados do mercado para entender melhor o contexto em que você está trabalhando, utilizando previsões e tendências para projetar o futuro de suas atividades e de seu negócio como um todo.

O Protheus possui um módulo chamado Contabilidade Gerencial, onde podem ser trabalhadas as demonstrações contábeis. Com o uso do sistema ERP para gerar e analisar estes dados contábeis, pode haver maior assertividade nas decisões dos gestores e melhor aproveitamento dos dados gerados que resultem em ações com mais impacto e que maximizem o lucro da empresa.

contabilidade-gerencial

Contabilidade Gerencial

Confira algumas das informações geradas pela contabilidade que são indispensáveis para  realizar uma boa gestão empresarial:

Projeção de Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas gerenciais indispensáveis para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do setor de atuação ou tamanho da empresa. Com ele é possível acompanhar as movimentações financeiras de sua empresa, identificando todas as entradas e saídas de dinheiro, bem como o saldo final que sobra no caixa.

Se o Fluxo de Caixa se refere às entradas e saídas que já ocorreram na empresa, ao momento presente, a Projeção de Fluxo de Caixa, como o próprio nome já induz, refere-se ao futuro. Ele é feito com base na estimativa de entradas e saídas de dinheiro que afetarão o caixa da empresa. Estas estimativas geralmente consistem na análise de dados passados e projeções de cenários futuros.

Cálculo de Ponto de Equilíbrio

No Ponto de Equilíbrio o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto em que os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas (fixas e variáveis), mas ainda não sobra nada como lucro. Para calcular o Ponto de Equilíbrio é necessário saber o valor total dos custos e despesas fixas mensais e o índice da margem de contribuição da empresa.

Mesmo sendo um indicador muito simples e fácil de calcular, esta é uma informação vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado.

contabilidade-gerencial

Planejamento Tributário

Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. O planejamento é essencial para que a empresa se adeque às exigências do Fisco e não tenha complicações por questões como atraso na entrega.

No entanto, ele é muito mais do que apenas cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas da empresa. Envolve conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação relacionadas ao negócio, para que seja possível se enquadrar na que for mais conveniente e correta para a empresa.

Por envolver tantos detalhes e requerer bastante know how, muitas empresas optam pela terceirização (backoffice) de sua área fiscal. O backoffice é vantajoso, pois com uma assessoria contábil que trabalhe como parceira da empresa, é possível reduzir os custos com tributos e ter um planejamento muito mais eficiente.

Quer saber mais como a Contabilidade Gerencial pode impulsionar sua empresa e aumentar seu lucro? Entre em contato com a TDF Assessoria Contábil.

Postado em: