Como valorizar a empresa melhorando os processos do backoffice no ERP Protheus

Em um mercado cada vez mais competitivo a valorização da empresa é uma busca constante dos gestores. Mas o que muitos não sabem é que é possível valorizar a empresa melhorando os processos do backoffice no ERP Protheus.

Pareceu muito complicado? Na verdade não é. Com comprometimento dos gestores em alinhar os processos do backoffice, metas bem estabelecidas, um bom planejamento e bastante mão na massa, é possível realizar isso.

Para ajudar você, listamos os principais passos de como valorizar a empresa melhorando os processos do backoffice no ERP Protheus. Antes, vamos conferir o que é backoffice e quais as razões para melhorar os processos dessa parte da empresa.

O que é backoffice dentro da minha empresa?

De maneira geral, o backoffice envolve os procedimentos administrativos que são essenciais para viabilizar o funcionamento da empresa.

O backoffice é toda parte responsável pela gestão, operação interna e organização da empresa, caracterizado por não ter um contato direto com os clientes.

Pode-se incluir nessa área os setores de Contabilidade, Fiscal, de Recursos Humanos e Logística, entre outros, dependendo das particularidades de cada organização.

Para saber mais, leia: 3 sinais de que você precisa otimizar o backoffice de sua empresa

Por que melhorar os processos do backoffice?

Processos fluidos e bem alinhados irão contribuir para a organização da empresa e sua valorização. É necessário uma sinergia dentro dos processos para se ter informações mais fidedignas, que contribuem para toda gestão empresarial.

Nesse sentido, o sistema ERP Protheus será importante para organizar esses processos. O próprio sistema de gestão já vem com as melhores práticas para serem seguidas dentro da empresa, possuindo uma organização sistemática.

Se a empresa tiver seus processos de backoffice sincronizados ao que é recomendado pelo ERP Protheus e bem alinhados com essas melhores práticas, certamente a empresa terá uma valorização. Isso porque entre os benefícios que terá, podemos citar:

  • Dados mais assertivos;
  • Recursos de Business Intelligence (BI), com informações mais dinâmicas;
  • Clareza de informações;
  • Melhor tomada de decisões baseada nesses dados.

Como valorizar a empresa melhorando os processos do backoffice

A seguir, confira os principais passos para melhorar os processos do backoffice no ERP Protheus.

#1 Planejamento

Para realizar qualquer ação e melhoria dentro da empresa, sempre  o primeiro passo deve ser um bom planejamento. Apesar de muitas vezes as empresas atropelarem essa fase, ela é essencial para otimizar seja o que for dentro da companhia.

No planejamento são estabelecidas as metas e objetivos, que devem ser claros e também atingíveis.

Para realizar isso, é necessário o envolvimento dos gestores da empresa, que conhecem a realidade da organização. Assim, com objetivos claros em mente, é que devem traçar o planejamento.

#2 Estrutura bem gerenciada

A empresa deve estar organizada e prepara para realizar o alinhamento dos processos de backoffice. Nesse sentido, é necessário ter profissionais bastante qualificados no uso do sistema de gestão que a empresa utiliza (ou utilizará).

Além disso, muitas empresas necessitam também realizar uma mudança de cultura na sua equipe, para que os profissionais confiem no sistema de gestão e o utilizem da melhor forma.

Para entender melhor, leia: Mudança de cultura da equipe é fundamental para melhores resultados com ERP

#3 ERP para auxiliar

Para organizar os dados e ter informações alinhadas, a empresa necessita de uma ferramenta que suporte isso e que de forma inteligente transforme em dados confiáveis para a tomada de decisão. Ou seja, a organização necessita de um ERP adequado para realizar esse trabalho.

Um dos mais indicados para isso é o ERP Protheus. Por ser um sistema robusto para o gerenciamento de backoffice e que possui os recursos adequados para entregar informações precisas para a gestão.

Com processos com sinergia – sistemática e alinhada, o ERP consegue projetar questões no futuro. Como planejamento de recursos, previsões de demandas e possíveis cenários para a empresa identificar.

#4 Implementação de melhorias nos processos

Então, após a empresa realizar seu planejamento, ter uma equipe preparada e qualificada, é hora de identificar quais processos do backoffice precisam ser alinhados e realizar isso a partir do uso adequado do ERP.

A implementação das melhorias tem como objetivo desenvolver os processos com mais fluidez e eficiência. Dessa forma, é possível valorizar a empresa melhorando os processos do backoffice no ERP Protheus.  

Contudo, algumas empresas podem sentir dificuldades em realizar tudo isso sem ajuda. Para isso, podem contar com uma consultoria especializada que auxilia empresas para a melhoria de seus processos do backoffice.

É importante pesquisar as consultorias especializadas disponíveis no mercado e analisar qual é a mais indicada para seu caso.

É essencial que essa consultoria que irá ajudá-lo a valorizar sua empresa melhorando os processos do backoffice no ERP Protheus tenha know how tanto de sistema Protheus quanto de processos do backoffice. Além de ter uma boa base de clientes e experiência de mercado para otimizar ainda mais seus resultados.

Conheça a TDF Gestão Contábil

A TDF é um escritório contábil com 16 anos de atuação no mercado nacional. Possui mesa técnica multidisciplinar composta por mais de 25 contadores com especialização no ERP Protheus e conhecimento de negócio nas diversas segmentações do mercado: varejo, atacado, indústria e serviços.

O objetivo da TDF é contribuir para a melhora da performance dos negócios. Implementamos atividades constantes de otimização fiscal e contábil. É a expertise sistêmica sobre o ERP Protheus aliado ao conhecimento prático da legislação.

Além da terceirização do backoffice Contábil, Fiscal e de Departamento Pessoal, também realizamos consultoria especializada para empresas que procuram melhorar seus processos de backoffice dentro do ERP Protheus.

Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.