Qual a importância de um Planejamento Tributário?

O Planejamento Tributário é a administração e controle dos compromissos fiscais da empresa. A análise da realidade tributária da empresa e a redefinição do seu posicionamento, por meio do desenvolvimento do chamado Planejamento Tributário, pode permitir para a empresa uma grande economia financeira, capaz de dar fôlego e impulsionar as suas atividades.

É no começo de cada ano ou exercício fiscal que as empresas têm preocupações a mais. Como definição do regime de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional) mais adequado para a sua atividade durante todo o ano calendário, além da adoção de outras providências e cautelas que podem implicar numa significativa economia tributária.

Entre os principais objetivos do Planejamento Tributário de uma empresa, podemos destacar gerar ganhos altos para o negócio, reduzir os custos e ainda conquistar melhores resultados.

Sempre que um novo exercício financeiro está começando, a empresa deve fazer um planejamento de todas as suas atividades, incluindo aquelas que são relacionadas ao pagamento de impostos e outros tributos. O Planejamento Tributário é um meio lícito que favorece a redução no pagamento de impostos, taxas e contribuições de diferentes maneiras.

Principais benefícios do Planejamento Tributário

  • Escolha do melhor regime tributário,após análise cuidadosa do perfil de sua empresa e de simulações);
  • Consulta e lançamento correto das informações nos livros fiscais a fim de evitar cálculos errados e pagamentos a mais;
  • Identificação de oportunidades previstas em lei para se isentar de tributos ou reduzir o percentual das alíquotas (créditos e incentivos fiscais);
  • Recuperação de créditos (pagamentos a mais ou indevidos) seja através de compensações, seja através de restituição em dinheiro;
  • Identificação de oportunidades

Porque Terceirizar o Planejamento Tributário?

O Planejamento Tributário depende de dados confiáveis e regulares. Caso contrário, ficará sujeito a erros e apresentará estimativas e análises equivocadas, que podem causar prejuízos para o negócio.

Para que o planejamento seja bem efetuado, recomenda-se os serviços especializados de uma empresa contábil qualificada, com vasta experiência no setor fiscal e tributário.

A terceirização desses serviços, além de implicar em menores custos para a empresa, favorece o empreendedor em seu relacionamento com o Fisco e garante vantagem no mercado. Isso porque ela terá os benefícios de um serviço de alta qualidade e reconhecidamente eficiente.

TDF Gestão Contábil garante sua segurança tributária

A TDF Gestão, Contabilidade e Resultado, possui uma equipe de 26 colaboradores com 16 anos de atuação no mercado contábil. Nosso foco é atender clientes que possuem o ERP Protheus, realizando a Contabilidade, o Fiscal e o Departamento Pessoal de empresas de todo o país.

Entre nossos serviços, garantimos segurança tributária na sua empresa com nossa terceirização do Departamento Fiscal e atualização da legislação no ERP Protheus.

Clique aqui e descubra como podemos otimizar os resultados de sua empresa.

 

Postado em: