Integrar BI e ERP: porque é estratégico para sua gestão

O Business Intelligence (BI) tem sido uma das grandes apostas do mercado para uma gestão empresarial mais estratégica e eficiente. Contudo, integrar BI e ERP (Enterprise Resource Planning) nem sempre é a prioridade dos empresários. Mas é importante entender que essa integração será muito benéfica para a organização.

Quer saber por quais razões integrar BI e ERP é vantajoso? Então confere nosso artigo. E não esqueça de deixar seu comentário.

Porque integrar BI e ERP é importante

O ERP é um sistema de gestão que pode englobar e interligar todas as áreas e departamentos da organização. Ou seja, além de ser essencial para serem realizados todos os processos da empresa na mesma plataforma, também possibilita a geração de informações relevantes sobre todas áreas da empresa.

A partir do ERP, por exemplo, as empresas têm dados sobre as compras realizadas, fluxo de caixa, balanço contábil, gestão de estoque e departamento pessoal, entre muitos outros.

É como uma mina de ouro de informações. Entretanto, a maioria das empresas não se utiliza de todos esses dados para realizar uma gestão mais estratégica e eficiente. E é aí que o BI pode se aplicar.

O BI se utiliza da coleta de informações diversas e relevantes da empresa para, dessa forma, gerar conhecimento sobre o negócio e contribuir para a gestão alcançar melhores resultados. É a inteligência sobre os dados atuando para sua empresa alcançar os objetivos almejados.

Já deu para perceber porque integrar BI e ERP será fundamental, não é mesmo? Ainda mais ao considerarmos que o mercados está cada vez mais competitivo e globalizado. Unir o uso dessas duas ferramentas trará uma série de benefícios para sua empresa. Elencamos alguns deles a seguir. Confira!

3 benefícios dessa integração para a gestão

#1 Dados melhor visualizados e mais assertivos

Você sabe como o ERP proporciona uma série de dados sobre as diferentes áreas e setores da empresa. Contudo, nem sempre a visualização e compreensão desses dados é das melhores. Devido às dificuldades em cruzamento de informações e também em entender o que é mais relevante.

Mas ao integrar BI e ERP, o cenário muda completamente. Os dados são melhores visualizados,geralmente a partir de gráficos e dashboards dinâmicos, melhor compreendidos e, dessa forma, se tornam mais relevantes para a tomadas de decisões mais assertivas.

É claro que para essa melhora ocorra também é necessário que o BI e ERP estejam bem integrados e que as ferramentas conversem entre si. Além disso, os gestores precisam saber lidar com a ferramenta de BI escolhida pela empresa, e assim tirem o melhor proveito dela.

Quer ver na prática como a integração de BI com o ERP Protheus pode ser feita e os resultados esperados? Então confere esse artigo agora!

Leia: TDF investe em ferramenta de BI para a gestão estratégica de empresas com ERP Protheus

#2 Redução de custos e melhoria de processos

Entender melhor como que os processos dentro da empresa ocorrem e visualizá-los de forma clara é fundamental para se ter uma visão mais abrangente da empresa. Ao integrar BI e ERP, também será possível analisar quais melhorias necessárias para torná-los mais fluidos e eficientes.

Consequentemente, quando se reduz possíveis erros ou atrasos dentro dos processos e aumenta-se a eficiência da equipe, também há uma redução de tempo e custos dentro da empresa.

E, nada melhor do que em tempos como esse que vivemos, do que encontrar maneiras sadias de se reduzir custos, concorda?

#3 Agilidade e confiança na tomada de decisões

Ao realizar a coleta e análise de forma inteligente dos dados do sistema de gestão, o BI fornece caminhos e também fundamentação para que as melhores decisões sejam tomadas. E isso tudo de uma maneira estratégica para os objetivos da organização serem atingidos.

Essa inteligência de negócio obtida ao se integrar BI e ERP fornece para os gestores e empresários uma visão total do negócio. Além de também possibilitar se entender cada etapa de cada operação.

Tudo a partir de dashboards, painéis e gráficos com melhor visualização. Possibilitando que a tomada de decisões seja mais ágil e com maior confiança, por ser baseada em dados obtidos e analisados através do BI e ERP.

Esse artigo foi útil para você? Então assine nossa newsletter e receba quinzenalmente conteúdos como esse direto em seu email.

Postado em: