Indicadores de Performance para o varejo: 3 KPIs essenciais para seu negócio

No nosso blog mostramos porque KPIs são essenciais para a Gestão Empresarial e agora vamos apresentar alguns exemplos de Indicadores de Performance para o varejo que também são fundamentais.

A sigla KPI se refere ao nome em inglês Key Performance Indicators. Os Indicadores Chave de Performance precisam ter um objetivo definido e se utilizam das métricas do negócio. Resultando em informações úteis para a melhor gestão empresarial.

Com a alta competitividade, esse tipo de informação é valiosa para se manter com bons resultados no mercado e para ajudar o gestor a tomar as decisões certas. Nesse sentido, confira alguns indicadores de performance para o varejo essenciais para seu negócio.

Ticket Médio

O ticket médio representa o valor médio gasto por cliente durante um determinado período na sua empresa. Com ele, o gestor consegue definir metas claras e objetivas, além de descobrir problemas pontuais no modelo de negócio.

Para calculá-lo basta: dividir o faturamento bruto pelo volume total de vendas. Por exemplo, se um varejo fatura 50 mil reais em produtos em determinado período e realiza 100 vendas nesse intervalo, a conta é: 50.000 / 100 = 500 reais.

Ou seja, cada cliente gastou em média R$ 500 reais. O ticket médio é um dos indicadores de performance para o varejo mais importantes. Pois ajuda a perceber os processos que estão diretamente ligados aos consumidores e a forma como os clientes se relacionam com a sua empresa.

Podendo ajudar na definição de estratégias de venda para aumento do faturamento. Por exemplo, a partir de programas de fidelidade ou de descontos progressivos.

Nível médio dos estoques

Uma gestão de estoque eficiente é essencial para qualquer empresa e no varejo não é diferente. Se você possui um negócio de venda direta para o consumidor final onde os produtos devem estar disponíveis e com boa qualidade, precisa ter controle sobre seu estoque.

Nesse sentido, é importante saber seu nível médio de estoque que também pode ser chamado como cobertura do estoque. Este indicador avalia quantos dias de venda estão estocados.

Serve basicamente para indicar quanto tempo o estoque consegue, em média, manter o negócio abastecido. É medido dividindo-se a quantidade de itens em estoque pela demanda de vendas média diária.

Valores muito altos para este indicador são normalmente desaconselháveis, pois indicam que há mais itens do que o necessário armazenados. Assim como muito baixos também não são bons, pois se ocorrer um imprevisto nas estradas, por exemplo, pode faltar itens na empresa rapidamente o que, é claro, atrapalha o seu negócio.

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é um KPI financeiro. Ele mostra qual é o valor mínimo de faturamento necessário para a empresa pagar os custos operacionais. Em inglês, este indicador é conhecido como break even point.

O ponto de equilíbrio é o valor exato no balanço financeiro de uma empresa onde o montante da receita cobre os custos fixos e variáveis. Um de seus usos é mostrar qual a meta mínima de vendas para se alcançar todos os custos. E a partir de qual momento o negócio passa a dar lucro.

Portanto, é um indicador de performance para o varejo indispensável para se manter uma boa saúde financeira.

Sua empresa tem alguma dificuldade com Indicadores de Performance para o varejo? Envie sua dúvida para a TDF. Aproveite também para assinar nossa newsletter!
Postado em: