eSocial 2018: TDF se prepara para atender demanda do eSocial e ajudar empresas que usam ERP Protheus

O Departamento Pessoal da TDF Gestão Contábil está preparado para atender a demanda do eSocial 2018 em todas etapas e ajudar as empresas clientes que possuem o ERP Protheus a se adequarem para essa grande mudança que envolve principalmente o RH, mas que impacta todo o negócio.

O objetivo do projeto também é informar as empresas sobre as necessidades das mudanças nas rotinas. Desde o início da contratação até o desligamento do funcionário. Há uma série de informações que devem se adequar para a correta informação ao eSocial.

Na primeira etapa desse projeto, a TDF realiza o processo inicial da qualificação cadastral dos colaboradores e a parametrização das tabelas de cadastro no ERP Protheus.

Vamos entender melhor sobre o impacto que o eSocial 2018 traz para as empresas brasileiras e como a TDF está se preparando. Confira!

Impacto do eSocial

O eSocial foi instituído pelo decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014. Ele tem como objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Ou seja, será realizada a unificação em apenas uma plataforma do envio dos dados dos trabalhadores. E tudo de uma única vez.

O eSocial 2018 está dividido em três etapas:

  • Julho de 2018: entrega de cadastros e tabelas do empregador;
  • Setembro de 2018: Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos);
  • Novembro de 2018: folha de pagamento e Reinf;
  • Janeiro de 2019: substituição da SEFIP e dados de segurança do trabalhador.

“Com essa unificação das informações em um único sistema as empresas poderão definir planos de ações, definindo-se prazos e responsáveis, bem como a revisão dos controles internos, além de gerar uma eficiência e produtividade do RH“, destaca Cristiane Lopes da Silva, encarregada do Departamento Pessoal da TDF.

eSocial 2018 e ERP Protheus

O projeto da TDF para se preparar ao eSocial 2018 começou há alguns meses com cursos específicos para os profissionais do Departamento Pessoal do escritório contábil.

Também foram repassadas as informações para o RH das empresas do que deve ser mudado nos processos de admissão e no processo de envio das informações. Além da análise e alterações de cadastros realizado pela TDF.

Este projeto de unificação das informações através desta plataforma de envio, o eSocial, padroniza as informações geradas no Protheus. De modo que espera-se ter uma menor burocratização dos processos e uma melhor fiscalização das obrigações trabalhistas.

“A busca constante da qualificação profissional, o conhecimento do ERP Protheus, além da parceria com o cliente são destaques da TDF para realizar esse trabalho pelas empresas.” Cristiane Lopes da Silva, Departamento Pessoal TDF

Além disso, com o eSocial haverá um maior envolvimento entre os setores Jurídicos, de DP e de TI. O que acaba por gerar uma assertividade em relação às informações previdenciárias, fiscais e trabalhista.

Também há redução dos números de obrigações acessórias. Tendo assim um maior prazo para analisar os controles internos e processos do setor de departamento pessoal da empresa.

Precisa de ajuda com o eSocial de sua empresa?

A TDF é um escritório contábil especializado no ERP Protheus que realiza o outsourcing Contábil, Fiscal e de Departamento Pessoal de empresas de diferentes portes e nichos de mercado, além de estar apta a atender organizações de todas regiões do Brasil.

Possui um time de profissionais contábeis especializados nas mais diversas áreas e know how no ERP Protheus. Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ajudar sua empresa a se preparar para o eSocial 2018.