Os benefícios de um ERP para a Gestão de Estoque e sua importância nas empresas

A Gestão de Estoque eficiente traz melhores resultados para as empresas. Para demonstrar isso, Wilson Germani, líder contábil da TDF com experiência nas mais diferentes áreas de gestão empresarial, respondeu a duas perguntas sobre os benefícios de um ERP para a Gestão de Estoque de uma empresa e sobre a importância dela ser realizada de forma eficiente. Confira!

Qual a importância da Gestão de Estoque nas empresas?

Wilson Germani: “A Gestão de Estoque é responsável por grande parte do resultado da empresa. Pois administra o estoque, as compras e o custo das mercadorias. Esta gestão em alto nível é fundamental para as empresas crescerem no mercado.

As matérias-primas ou produtos parados representam capital desperdiçado que poderia ser direcionado a outros investimentos na organização. Cada vez mais se faz necessário focar na redução de desperdício de recursos, deterioração de material e nos problemas de desabastecimento de produtos importantes no giro de estoque.

É essencial calcular e prever este giro para otimizar as aplicações dos recursos e evitar a falta ou excesso de material. É importante a utilização de sistemas de gerenciamento de estoques para que as informações se qualifiquem, tenham impacto nas tomadas de decisão e consequentemente no resultado e na contabilidade das organizações.

Quais principais benefícios de um ERP para a gestão de estoque?

Wilson Germani: “O sistema ERP traz muitos benefícios para as Empresas, pois permite o controle de estoque automatizado evitando desperdícios e investimentos indevidos.

As empresas têm um ganho significativo ligado a eficiência operacional pois as informações circulam entre os módulos de forma integrada. Esse tipo de sistema agiliza o registro das informações vinculadas aos Módulos Estoque, Compras, Faturamento e Contabilidade.

Ao lançar uma nota fiscal no módulo compras, por exemplo, o ERP gera o contas à pagar, a movimentação de estoque (entrada de mercadoria) e considera a forma de pagamento e impostos relacionados à operação. Na movimentação das notas de saída o sistema gera o contas a receber, movimenta a saída da mercadoria no módulo estoque e considera os impostos envolvidos na apuração e contabilização.

O ERP também atua diretamente na otimização do tempo dos usuários do setor. Através dos relatórios e cálculos e controles estatísticos padronizados.

O resultado das informações qualificadas impactam diretamente nas tomadas de decisões que também podem ter auxílio das análises individuais dos produtos a partir de relatórios que demonstram as suas movimentações ou seus níveis de estoque.  

Com controle de estoque eficaz as empresas podem definir estratégias comerciais. Como atuação de descontos e ofertas visando a redução de produtos “encalhados” em seus setores de armazenagem.

O sistema ERP ainda possui ferramentas que facilitam os processos do setor de estoque das empresas e proporcionam a comunicação com fornecedores nos trabalhos de cotação de preço.

O sistema TOTVS, por exemplo, possibilita o envio de uma planilha de Pedido de Orçamento para os fornecedores escolhidos para cotação. Assim como a importação da mesma após o preenchimento dos fornecedores. É possível customizar planilhas de Orçamento ou Negociação e importar as informações para a base de dados atualizando as cotações.

É importante ressaltar que para o sistema funcionar de forma correta é essencial que os cadastros de produtos, grupos, contas contábeis, fornecedores e a entrada dos dados vinculados ao TES (Tipo de Entrada e Saída) estejam alinhados. Refletindo assim na parte final do processo que trata da contabilização de toda a movimentação do período.”  

Quer saber mais sobre Gestão de Estoque? Confira nossas dicas em:

Gestão de estoque: 5 dicas para ser mais eficiente e melhorar os resultados – parte 1

Gestão de estoque: 5 dicas para ser mais eficiente e melhorar os resultados – Parte 2

Você também pode entrar em contato com a TDF para esclarecer suas dúvidas ou para entender como podemos melhorar a gestão de sua empresa a partir do backoffice Contábil, Fiscal e de DP no ERP Protheus.

Postado em: